quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ciclo do nitrogênio


O nitrogênio (N2) é um elemento fundamental para os seres vivos, pois ele participa da composição de aminoácidos, que compõem as proteínas; e também dos nucleotídeos, que compõem os ácidos nucleicos ( DNA e RNA).

Mas o gás nitrogênio ( N2) está livre na atmosfera ( 80% é composta deste gás). Tem bastante Nitrogênio para nossas células, não é verdade? Mas acontece que nem os animais , nem os vegetais absorvem o Nitrogênio diretamente da atmosfera. Pois é… temos um problema: precisamos do Nitrogênio e como é que a gente consegue absorver?

↓ 
As várias etapas do ciclo do nitrogênio podem ser assim resumidas:
 Fixação: Consiste na transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres vivos (amônia e nitrato). Os organismos responsáveis pela fixação são bactérias, retiram o nitrogênio do ar fazendo com que este reaja com o hidrogênio para formar amônia.
• Amonificação: Parte da amônia presente no solo, é originada pelo processo de fixação. A outra é proveniente do processo de decomposição das proteínas e outros resíduos nitrogenados, contidos na matéria orgânica morta e nas excretas. Decomposição ou amonificação é realizada por bactérias e fungos.
• Nitrificação: É o nome dado ao processo de conversão da amônia em nitratos.

 Desnitrificação: As bactérias desnitrificantes (como, por exemplo, a Pseudomonas denitrificans), são capazes de converter os nitratos em nitrogênios molecular, que volta a atmosfera fechando o ciclo.
Confira a vídeo aula abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Video

Video-Feira do IFES e Filomena

Feira IFES e FIlomena Fomos na feira e gravamos 5 projetos do IFES e do Filomena, espero  gostem.

Mais antigos